DIFERENÇA ENTRE CASQUETES, VOILETTE E FASCINATOR

0
Olá, meninas e meninos.

Uma das partes do vestuário feminino que mais me encanta são os acessórios. Claro, que isso é o gosto da maioria das mulheres, pois é fundamental para complementar um look, seja ele qual for. Entretanto, eu particularmente sou apaixonada por adereços vintage, em especial aqueles das décadas de 1940 e 1960 e que serão o foco desta postagem.

Sabe aqueles chapeuzinhos que as moças de antigamente usavam e que são de muito requinte e bom gosto, cheios de adornos e firulas? Então, esses são chamados Casquetes, Voilette e Fascinator – o nome desse ultimo me encanta... kkkk

A princípio eles podem parecer antiquados, não condizendo com tempos contemporâneos, mas é como dizem “A moda nunca sai de moda” e esses acessórios ainda são muito usados, inclusive, por modelos, artistas e celebridades como Dita Von Teese, Katy Perry e Lady Gaga. Contudo, nem todos sabem distingui-los, talvez por serem ligeiramente parecidos ou não fazerem parte de nosso cotidiano e por isso, usualmente, os três são generalizados apenas como Fascinator.

Vamos à definição dessas gracinhas:

VOILETTE

Ele é usado para proteger do sol e da poeira, utilizado entre 1910 e 1940 (detalhe, como eu gosto das minhas meninas bem interadas, e bem metidas pronuncia-se voalete).

Características:

A característica mais marcante do Voilette é aquele véu que cobre parte ou o rosto todo. O véu sempre aparece em anexo com um chapéu, ou qualquer outro tipo de adorno a cabeça e pode ser também fixado no penteado.


CASQUETE

O Casquete é de origem militar, um acessório criado no pós-guerra na década de 40. Na época não tinha muito material para fazer chapéus então economizaram e minimizaram o tamanho original do adereço.

Características:

O Casquete é um chapéu sem abas, de formato redondo ou oval, normalmente, usado na lateral da cabeça como enfeite e ainda pode ser preso por uma tiara ou por presilhas.


FASCINATOR

Os Fascinators são acessórios decorativos e geralmente utilizam penas como o material de base para a confecção. As penas têm adornado as chapelarias dos cerimoniais gregos e romanos, passando para os chapéus dos grandes cortesãos na idade média e os chapéus militares da atualidade. No tempo de Henrique VIII e Elizabeth I (Século XVI - XVII) as penas eram modestas, e geralmente combinavam com jóias e pedras preciosas em chapéus ou gorros.

Características:

Muito utilizado pelas noivas, o fascinator, consiste em ser somente um enfeite de cabelo feito de penas, plumas, brilho e pedrarias num tamanho menor que o casquete.


Beijos e até a próxima.

0 comentários:


Comente, discuta, opine sobre a postagem de forma saudável.

Curta. Compartilhe. Divulgue. Divirta-se.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...