SAIBA DIFERENÇA ENTRE LUZES, MECHAS E REFLEXOS E QUAL EFEITO ESCOLHER
0
Quando se trata de cabelo, variavelmente, nós mulheres desejamos mudar o nosso visual sem ter que colorir todos os fios e muitas vezes a confusão nos toma quando o assunto é escolher qual a técnica é a ideal meio a tantas para se clarear os cabelos, sendo a principal duvida a diferença entre Luzes, Mechas e Reflexos.
Não há nada mais frustrante – para quem quer trocar o visual – que ir ao salão de beleza idealizando um resultado e sair de lá com outro na cabeça, não é verdade? No caso das luzes, das mechas e dos reflexos, isso normalmente acontece quando a cliente não tem discernimento entre eles, pedindo que um seja aplicado tendo em mente o outro.
Pode até parecer besteira para quem compreende a diferença, mas não é. Há muitas mulheres que ainda não entendem o que distingue um efeito do outro. Talvez, isso se deva por conta de que a intenção por de traz dessas técnicas seja basicamente a mesma, mas cada uma tem um procedimento específico que lhe confere um resultado final totalmente diferente da outra.
Não há nada mais frustrante – para quem quer trocar o visual – que ir ao salão de beleza idealizando um resultado e sair de lá com outro na cabeça, não é verdade? No caso das luzes, das mechas e dos reflexos, isso normalmente acontece quando a cliente não tem discernimento entre eles, pedindo que um seja aplicado tendo em mente o outro.
Obviamente, a cliente não tem a obrigatoriedade de saber determinadas coisas, mas o profissional executa a ação de acordo com a instrução, logo algumas convenções se fazem necessárias. Por isso, visando minimizar esse contratempo, eu preparei este artigo para sanar essa dúvida que ainda é vigente. Mas, grosso modo, essas três técnicas são usadas para dar contraste ou luminosidade nos fios, clareando ou escurecendo gradualmente o cabelo.
Adriane Galisteu (luzes), Nanda Costa (reflexos) e Demi Lovato (mechas). |
Luzes
Essas são as mechas fininhas e normalmente em pouca quantidade, que dão um efeito de luminosidade aos cabelos, como se tivessem tomado sol. Como um todo, o cabelo fica com dois ou mais tons diferente e os fios mais claros se misturam ao restante do cabelo.
Para quem deseja clarear os fios aos poucos – sem grandes contrastes –, as Luzes são uma ótima saída, pois são necessárias várias sessões de retoques para ter os cabelos totalmente loiros e por ser um processo gradativo o resultado é natural.
Entretanto, caso os tufos coloridos fiquem muito claros ou numa quantidade acima da desejada, há a possibilidade de reversão no processo onde mechas escuras no tom natural do cabelo são aplicadas – essa técnica chama-se Luzes Negativas (ou Invertidas).
Mechas
As Mechas são mais fáceis de serem aplicadas, mas apesar de serem parecidas com as Luzes a diferença está na espessura. As Mechas são mais largas, feitas em menor quantidade e têm o propósito de dar destaque através do clareamento ou da coloração. Ou seja, a técnica é voltada para quem quer ousar sem medo, fazendo uso até mesmo de cores não naturais, tais como, azul, vermelho, verde e roxo.
Reflexos
Os Reflexos deixam um efeito mais perceptível que as Luzes, pois o clareamento é feito em mechas bem marcadas e espalhadas por todo o cabelo. Aqui, as espessuras das mechas podem variar, sendo limitadas apenas pelo volume do cabelo e diferentemente das Luzes, os Reflexos deixam os fios com um aspecto mais artificial e contrastante devido a evidente marcação.
Obs.: Leia também o artigo “COMO ESCOLHER SUA COLORAÇÃO”, ele pode ser bastante útil na hora de fazer suas Luzes, Mechas ou Reflexos.