A HISTÓRIA DA EMPRESA MARY KAY

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Hey Poderosas,

Como sabem sou do maravilhos mundo rosa de Mary Kay, então abri uma espaço para falar da história dessa empresa que é simplesmente tudo na vida de qualquer mulher. Acredite, faça e aconteça, pois uma mulher pode!

A história da empresa não teve início antes de Mary Kay Ash enfrentar uma situação muito familiar para a maioria das mulheres. Depois de 25 anos trabalhando no mercado de vendas diretas, ela renunciou sua posição como diretora de treinamento nacional, quando um homem a quem havia treinado foi promovido a uma posição com o dobro do seu salário. Sua resposta foi visionária. Primeiro, começou a escrever um livro que ajudaria mulheres a conquistarem oportunidades que haviam sido negadas a ela. Mas logo percebeu que estava criando um plano de negócios que poderia fazer muito mais do que simplesmente dar conselhos. Esse livro constituiu a base de uma nova oportunidade, na qual mulheres poderiam desenvolver seus talentos e alcançar sucesso ilimitado.

Assim, em 1963, com toda a experiência adquirida em sua carreira profissional, seu plano de negócios montado e uma economia de US$ 5 mil, ela pediu ajuda a seu filho Richard, que na época era apenas um jovem de 20 anos, e a nove Consultoras de Beleza, e criou a BEAUTY by MARY KAY. O lançamento da nova empresa quase não ocorreu. Seu segundo marido, George Arthur Hallenbeck, faleceu repentinamente vítima de um ataque cardíaco um mês antes da inauguração. Entretanto, com sua força de vontade e apoio de seus três filhos, Mary Kay abriu formalmente sua empresa em 13 de setembro, uma sexta-feira, localizada em um pequeno escritório de apenas 46 m² na cidade de Dallas no estado do Texas. Com móveis usados, cortinas feitas em casa e apenas uma prateleira comprada na loja de departamento Sears, não apenas inaugurou um novo negócio, mas também abriu novas oportunidades para outras mulheres. A empresa começou vendendo produtos de qualidade, como maquiagens e cosméticos para o cuidado da pele, que além de realçar a imagem da mulher proporcionavam uma incomparável oportunidade de negócios para ajudá-las, muitas das quais sem educação formal, a alcançarem o sucesso financeiro e satisfação pessoal. Era uma empresa, como a própria Mary Kay Ash dizia, “com coração”.

O primeiro produto anunciado era um kit básico para tratamento da pele contendo quatro produtos de cuidado para a pele e uma base. Os primeiros produtos de maquiagem incluíam uma paleta rosa com cinco tons para os lábios e olhos, blush, máscara para cílios e lápis para olhos e sobrancelhas. Em seu primeiro ano as vendas alcançaram US$ 198 mil. Em 1964 a cor rosa se tornaria um ícone dos produtos da marca MARY KAY. Isto porque, nesta época a maioria dos banheiros das casas americanas era branca, e para oferecer produtos que as mulheres pudessem guardar em seus banheiros foi escolhida a cor rosa para as embalagens.
Ainda neste ano, a empresa iniciou uma tradição: os famosos seminários. O primeiro começou mais como uma festa familiar do que como um grande evento de gala que é nos dias de hoje. Mary cozinhou frango para mais de 200 revendedoras da empresa que comemoraram com muita alegria o primeiro aniversário da empresa. Hoje em dia essas celebrações são produções espetaculares realizadas em mais de 30 países, onde aproximadamente 150 mil integrantes da força de vendas independente participam anualmente do evento para receber treinamento, motivação e reconhecimento por parte da empresa.

No início da década seguinte, em 1971, a empresa inaugurou sua primeira subsidiária internacional na Austrália. Era apenas o início de um enorme processo bem-sucedido de internacionalização da marca MARY KAY, que ingressaria no mercado canadense em 1978. Pouco depois, em 1979, Shirley Hutton se tornou a primeira Diretora de Vendas Independente a alcançar mais de US$ 1 milhão em bonificações pela primeira vez na história da empresa. Já em 1984, MARY KAY foi destaque na primeira edição da revista Fortune como uma das “100 Melhores Empresas para se Trabalhar nos Estados Unidos”. No final desta década, além de ingressar no mercado mexicano em 1988, se tornou no ano seguinte uma das primeiras empresas a implantar um programa corporativo de reciclagem de embalagens (papel, plástico, vidro e alumínio), e em seguida proibir testes em animais.

Essas ações foram acolhidas com simpatia pelas consumidoras em uma época que a responsabilidade social das empresas era pouco divulgada e implantada
Na década de 1990 a empresa experimentou uma verdadeira explosão global ingressando em mais de 20 novos mercados como Nova Zelândia, Espanha, Suécia, Chile, Malásia, Noruega, Rússia, Japão e China. No Brasil, a empresa chegou exatamente no mês julho de 1998 e atualmente figura entre os grandes players do setor. Pouco depois, em 2000, com o aumento da demanda por produtos que proporcionassem uma pele com aparência mais jovem, a empresa lançou o creme de limpeza 3 em 1 TimeWise, que se tornou o produto de maior sucesso da história da marca. Quando Mary Kay morreu no feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) em 2001, a empresa era um gigante do setor de cosméticos, contando com mais de 800.000 consultoras de vendas em mais de 30 países. Pouco depois, em 2003, a empresa celebrou o seu 40º aniversário, e a Força de Vendas Independente alcançou 1 milhão de consultoras em todo o mundo.

Fonte: http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2008/10/mary-kay.html

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